quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

12/Jan/2012 - DIA DE DESCANSO EM SALTA (AR)

Após a jornada de 840 km de ontem de Corrientes a Salta onde tivemos 500kms de tempo bom e 340 kms de chuvas , ainda pegamos 150 kms de estradas esburacadas com velocidade média de 60/70 km/h . A chuva ia e vinha, ia e vinha. O inusitado desse trecho com chuvas foram os caminhões que quando cruzavam com as motos espirravam um jato dágua impressionante sobre a gente. Chegamos de “alma lavada”, literalmente. Depois desse estresse veio a bonança, a 120 kms antes de chegar em Salta nos deparamos com uma auto estrada belíssima, pistas largas, quatro de cada lado. A chuva tinha passado e a temperatura mudara um pouco ficando a sensação de frio porque estávamos encharcados. Essa alegria durou pouco, logo começou a chover novamente e chegamos no Hotel com chuva. Já estamos virando “ anfíbios” , nunca tomei tanta chuva .........

Hoje, 12, descansamos, ninguém é de ferro. Levantamos mais tarde, tentamos a internet , o sinal do Hotel é fraco, vai e volta, e só conecta na recepção, no quarto nem pensar. Eu e Flavio lavamos as “ meninas” embora sabendo que amanhã sujarão de novo, mas afinal as Harleys não foram feitas para ficarem sujas ........Fizemos um tour pela cidade e caminhamos bastante.

Um fato inusitado que não estamos habituados a ver no Brasil: eu precisava fazer o câmbio e aqui na Argentina o horário de funcionamento do comercio e bancos após o almoço é das 17h as 20h . Não encontrando Casa de Cambio aberta perguntei a uma policial de serviço na praça principal da cidade onde poderia encontrar um cambio “ alternativo”. Ela simplesmente me apontou um homem sentando num banquinho da praça indicando como “ doleiro alternativo”. Fui até ele e perguntei , primeiro se trocava e se a moeda era quente e segundo se não havia problemas de segurança em trocar moedas a ceu aberto. Disse não, e fizemos o cambio ali mesmo no meio da praça, sem problemas. Ao sair olhei para todos os lados e assim vim fazendo até chegar no Hotel. Depois soube que essa prática é normal na cidade, mas confesso que fiquei preocupado, estava sozinho e poderia ser seguido por alguém. E ainda fiquei no lucro, ele me pagou o dólar a $4,40 pesos quando os bancos estavam cotando a $ 4,28 pesos/dólar.

Salta tem fronteira com Chile, Bolivia e Paraguai e está a 400 kms da divisa com o Chile. É uma cidade histórica, fundada em 1.530, com muitas lutas pela independência contra os espanhóis. Fizemos um tour pela cidade a tarde.

Agora são 22h local, já enchemos nossos galões reserva de combustível e acomodamos nas motos. Amanhã nosso destino é Susque(AR) , 430km, quase na fronteira com o Chile. É uma viagem programada para durar 08 horas em razão de ser um trecho muito bonito com bastante paradas para fotos e filmagens. Segundo o companheiro de viagem Fonseca que já andou por essas bandas em 2009, agora é que começarão as belezas da viagem.