domingo, 15 de janeiro de 2012

13/01/2012 - SALTA ( AR) è SAN PEDRO DE ATACAMA ( CH)

Saimos de Salta (AR) com destino a San Pedro do Atacama ( CH), a tão esperada chegada do deserto. Logo na saída e após Resistencia atravessamos uma serra maravilhosa num local chamado El Carmen, estrada muito estreita, altura impressionante. Depois de rodar 30 kms por essa trajeto pegamos a via principal com destino ao Atacama-CH. Estrada boa com movimento normal de veículos, nunca se comparando às nossas Bandeirantes, Dutra e Anhanguera.

Logo alcançamos a cidade de Punamarca ( AR) início da subida da Cordilheira onde iremos atingir próximo de 3.500 mts de altitude. Fizemos uma parada para café e fotos. Muitos turistas . Encontrei um ciclista maratonista viajando desde o Canadá. Veio de avião até São Paulo onde pegou uma bicicleta e viajava rumo ao Deserto do Atacama em uma viagem de “ reencontro existencial “, palavras dele próprio. Impressionante a determinação , a disciplina e a disposição desse canadense.

Rumamos na direção de San Pedro de Atacama , ainda subindo a Cordilheira, paisagens exuberantes, pura adrenalina, estrada muito segura, larga e bem sinalizada. A gente se sente como um grãozinho de areia , tamanha é a imponência e a magestade da Cordilheira. Subimos e descemos essa parte dos Andes sem problemas, chegando à fronteira Argentina/Chile. Fila pequena ,. trâmites burocráticos normais ( apresentação do Passaporte ou RG e do documento da imigração entregue quando da entrada na Argentina). Já em território chileno tomamos a direção de São Pedro de Atacama , continuamos atravessando as montanhas, beleza incrível, muita emoção. A medida que fomos nos aproximando do deserto atingimos a 4.800 mts no alto da Cordilheira. Começou então a bater um vento fortíssimo com rajadas que vinham de todos os lados, balançando sensilvemente as motos. A temperatura começou a baixar rapidamente chegando na marca de 05 graus negativos com sensação térmica de 10 negativos. Muito vento frio, confesso que nunca sentmos tanto frio, o corpo e as mão tremiam, as motos pareciam estar travadas e começaram a sentir o efeito da altitude e o giro do motor ficava muito baixo exigindo 2ª e 3ª marchas constantemente, mesmo assim a sensação era de que elas não avançavam .

As montanhas com gelo ao nosso lado, pareciam muito próximas, o céu incrivelmente azul, um espetáculo da natureza. Apesar do frio e o ar rarefeito , o prazer de estar ali naquele momento, administrando todos os acontecimentos imponderáveis, era indescritível.

Por fim chegamos em San Pedro de Atacama no final da tarde após rodarmos 650 kms desde Salta. Aduana complicada, fiscalizaram toda a bagagem, tivemos que abril e mostrar tudo. Papelada preenchida, formulários assinados, tudo bem, nenhum problema para entrar no Chile. Rumamos para o Hotel , estávamos bem cansados, a adrenalina tinha sido muito grande, porém todos muito felizes por mais essa etapa cumprida.

A cidadezinha de San Pedro de Atacama é assustadora no primeiro momento. Com 7 mil habitantes fixos e 4 mil flutuantes na temporada, a cidade parece cenário daqueles filmes bang-bang do passado ou mais recentemente se equipara ao filme Mad Max. Tudo muito simples, povo pobre, a cidade vive do turismo e dos mochileiros que são 90% , oriundos de toda a parte. Nos instalamos num hotel por 01 noite , amanhã teremos que buscar novo hotel, estão todos lotados, é o movimento de final de semana . Queremos ficar aqui mais 01 dia para conhecer os Geysers e o famoso Vale de Las Lunas.