sábado, 28 de janeiro de 2012

29/01/2012 – SANTIAGO – PORTILLO – MENDONZA -380 km

Deixando a bela capital chilena por volta de 08h seguimos rumo a Mendonza com a grande expectativa de subir os Caracoles “ raspando as pedaleiras”. Os primeiros 70 km foram de auto pista, 02 de cada lado, estrada muito segura. Qdo tomamos a direção de Portillo subindo a serra para alcançar os Caracoles a pista ficou simples, ida e vinda, e o movimento de veículos principalmente caminhões cresceu porém não a ponto de causar algum desconforto. Na medida que íamos subindo e nos aproximando das famosas curvas dos Caracoles a emoção foi crescendo. De depente a estrada ficou mais larga, bem sinalizada e iniciamos a subida. A distancia é marcada pelo número de curvas e não pela distancia. Assim escalamos as 35 curvas com bastante cuidado em curvas fechadíssimas com velocidade bastante reduzida. A paisagem é deslumbrante, dia de sol muito lindo, nada de ventania nesse trecho. Paradas para fotografias em alguns pontos, logo em seguida enfrentamos os trâmites aduaneiros/imigratórios tanto da saída do Chile como da entrada na Argentina. Carimbos, guichês, mais carimbos, outros guichês, muita gente, filas, ônibus lotados, etc. Não tem lugar nem espaço prá preencher os formulários obrigatórios, os funcionários ficam de “ saco cheio” em trabalhar naquele ambiente e o tratamento é insatisfatório. Cada um se vira como pode, preenchendo sobre a maleta da moto, na capota dos veículos, enfim onde encontrar um lugar mais ou menos apropriado. Resolvido essa “burrocracia” partimos em direção a Mendoza. Chegamos próximo do Aconcágua a montanha mais alta da Argentina, não fomos até ela porque tinha uma caminhada de 20 minutos , as motos não podiam passar. Paisagens incríveis, montanhas gigantescas, dunas espetaculares, túneis encravados nas rochas como se estivessem dando sustenção à Cordilheira. Algumas rajadas de ventos laterais, estrada sinuosa porém segura. Depois dessa adrenalina toda e uma rápida parada para almoço na beira da estrada cruzamos toda a Cordilheira e chegamos no Planalto próximo a Mendonza com muitas plantações de uvas, a Cordilheira magestosa foi ficando prá trás.

Mendonza, cidade linda, ao chegarmos ao Hotel havia uma “ muvuca “ geral na porta, ocorre que a delegação do Boca Juniors estava no mesmo hotel e jogaria com o River naquela tarde/noite ( ganhou de 1x0). Essa torcida é tão ou mais fanática que a do meu Corinthians.